top of page

William Shakespeare

Foto do escritor: Alice CunhaAlice Cunha



Se você pudesse selecionar cinco principais obras desse autor, quais seriam?


Essa não é uma tarefa fácil, pois William Shakespeare, além de ser um dos maiores escritores de todos os tempos, criou obras com muita intensidade em sua escrita. Essas obras vêm desde então conquistando mais leitores a cada ano e prendendo a nossa atenção até os dias de hoje. Então, escolher apenas 05 não é fácil, por isso, selecionei abaixo as principais obras, ou as mais conhecidas. Depois da leitura, deixe seu top 5 nos comentários e juntos vamos escolher, quais seriam as principais obras desse maravilhoso escritor!

Geralmente, as obras de William Shakespeare são divididas em 04 períodos, transitando assim por comédias, tragédias, romances e uma mistura de cada.


1. Hamlet.


Essa obra é sobre um jovem príncipe que se reúne com o fantasma de seu pai, que alega que seu próprio irmão, agora casado com sua viúva, o assassinou. O príncipe cria um plano para testar a veracidade de tal acusação, forjando uma brutal loucura para traçar sua vingança. Mas sua aparente insanidade logo começa a causar grandes estragos.

Essa história é muito densa e nos prende atenção do início ao fim, já foi adaptada para o cinema muitas vezes, o filme mais famoso é Hamlet de 1990 com Mel Gibson e Glenn Close no elenco. Vale muita pena ler Hamlet, William Shakespeare sempre cria personagens muito reais, o que aumenta a nossa identificação com as suas histórias.

Para comprar Hamlet, clique aqui.


2. Romeu e Julieta.



Neste livro lemos sobre a história de amor entre dois jovens que são de famílias rivais de Verona. Romeu, filho dos Montéquio, e Julieta, herdeira dos Capuleto, desafiam a rixa familiar e sonham com um impossível futuro, longe da violência e da loucura. Essa história é uma das mais famosas de William Shakespeare, pois passou por muitas adaptações cinematográficas e inspirou outras obras também. Mas, mesmo sendo muito conhecida, vale a pena ler a obra original.

Para comprar Romeu e Julieta, clique aqui.


3. Sonho de Uma Noite de Verão.


Sonho de Uma Noite de Verão é um das obras de Shakespeare voltada para comédia, escrita por volta de 1590. A história começa em uma noite de verão, num bosque, onde quatro jovens enamorados encontram-se e desencontram-se: Lisandro, Hérmia, Demétrio e Helena. Ação e movimentação, paixões e casamentos, brigas e reconciliações, equívocos e finais felizes. É um Shakespeare muito divertido e nada trágico, um "sonho" originalmente escrito para uma festa de casamento na vida real.

Para comprar Sonho de Uma Noite de Verão, clique aqui.


4. Otelo.


O ciúme virou um clássico a partir de "Otelo", que é citado sempre como um símbolo desse sentimento que tem o poder de destruir vidas. A partir de uma história profunda, densa e bastante verossímil, acompanhamos Otelo sendo levado à um ciúme infernal e enlouquecedor. O bravo mouro, veterano de terríveis batalhas e representante militar do reino de Veneza, capitula diante do mais mesquinho sentimento de ciúme em relação a bela Desdêmona.

Para comprar Otelo, clique aqui.


5. Macbeth.


Essa história é uma das minhas histórias preferidas, pois constrói muito bem cada personagem. Aliás, essa é uma característica marcante de William Shakespeare, ele sempre constrói cuidadosamente cada um dos seus personagem, fazendo com que suas histórias se assemelhem muito com a vida real.

Macbeth é um general do exército escocês muito apreciado pelo seu monarca, o rei Duncan. Um dia, ele e outro general, são abordados por três bruxas que relatam fatos importantes de suas vidas. Macbeth não compreende as confusas palavras das aparições, mas elas calam fundo dentro de si. Ele então relata o estranho encontro para a sua mulher, Lady Macbeth, uma das mais perfeitas vilãs da literatura, que, ambiciosa, exerce seu poder sobre o marido, levando-o a cometer o gesto fatal de traição ao rei que desencadeará a tragédia dos dois e uma reviravolta na corte.

Para comprar Macbeth, clique aqui.


6. Rei Lear.


Rei Lear é uma tragédia teatral de William Shakespeare, considerada uma de suas obras-primas. No argumento da obra, inspirado por antigas lendas britânicas, o rei enlouquece após ser traído por duas de suas três filhas, às quais havia legado seu reino de maneira insensata.

Para comprar Rei Lear, clique aqui.


7. O Mercador de Veneza.


Considerada uma das maiores obras de Shakespeare, O mercador de Veneza narra uma história de amor, ganância e vingança. Aqui acompanhamos Bassânio, um jovem veneziano, que pede um empréstimo a seu amigo Antônio, mercador da cidade de Veneza, a fim de ir a Belmonte e cortejar a bela Pórcia, herdeira de grande fortuna. Antônio, sem possuir tal soma, pede ao judeu Shylock, seu eterno rival, que ceda o empréstimo e oferece como garantia uma libra de sua própria carne. Shylock vê nessa negociação a chance de se vingar de Antônio, que várias vezes o ofendera por sua origem judaica. Como o mercador não consegue honrar seu compromisso, o caso vai parar no tribunal. Para defender Antônio, Pórcia se disfarça de advogado e acaba encontrando uma solução surpreendente!

Essa história é uma ótima reflexão sobre diferenças e preconceito, uma tema extremamente atual.

Para comprar O Mercador de Veneza, clique aqui.


8. Muito Barulho Por Nada.


Shakespeare encontrou a inspiração para a trama central entre Cláudio e Hero nas novelas de Matteo Bandello e de Edmund Spenser. Como contraponto, os temas paralelos foram pensados livremente. A principal ação paralela é o relacionamento entre Beatriz e Benedito, considerado um dos mais estimulantes da comédia. Aliás, por muito tempo, as encenações da peça se resumiram a este recorte.

Para comprar Muito Barulho Por Nada, clique aqui.


9. A Megera Domada.


Aqui acompanhamos a história de Batista. Um rico mercador, pai duas filhas ainda solteiras. Quando ele decide que sua filha mais velha, Catarina, dona de um temperamento forte e uma língua afiada, deve se casar antes de Bianca, os pretendentes da caçula propõe a Petrúquio, rico viajante recém-chegado à cidade, que tente conquistar a megera.

Essa obra já foi adaptada diversas vezes para o cinema e televisão. É um grande clássico de Shakespeare. E qualquer semelhança com a novela O Cravo e a Rosa (2000) não é mera coincidência.

Para comprar A Megera Domada, clique aqui.


10. Ricardo III.


Ricardo III é um drama histórico em cinco atos escrito pelo dramaturgo inglês William Shakespeare entre 1592 e 1593, o qual se baseou na história verdadeira do rei Ricardo III da Inglaterra. A obra retrata a ascensão maquiavélica de Ricardo III e sua eminente queda.

Para comprar Ricardo III, clique aqui.



E aí, gostou da seleção? Quais dessas obras são as mais importantes para você? Deixe nos comentários um top 5 das obras de William Shakespeare!



40 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Nathalia Cristina
Nathalia Cristina
Feb 21, 2021

Adorei o site, muito bem explicado as matérias. Parabéns

Like
Faça parte da nossa lista de emails

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • Pinterest
  • Tumblr ícone social
bottom of page